segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cozinha ecológica

Quando se fala em ecologicamente correto, é imediata a associação com a natureza. Foi justamente esse cenário que inspirou o projeto desta casa localizada em meio a uma mata de 22.000 m², próxima a Belo Horizonte, cuja cozinha de 25 m² se tornou o coração e a alma do lar de uma família de descendentes de italianos.


A profissão dos proprietários ajudou muito na hora dessa decisão, um casal de empresários do ramo alimentício apaixonado pela culinária. “Lembrei-me de uma crônica de Rubem Alves na qual ele diz que, se fosse arquiteto, suas casas seriam planejadas em torno da cozinha”, conta David Guerra, arquiteto responsável pelo projeto.


Foi justamente isso que ocorreu. Ao redor dela, espaços abertos e transparentes, pé-direito duplo, piscina, varanda, sala de jantar, de TV e de estar. O uso de grandes painéis de vidro, tanto nas portas quanto nas janelas, além de fazer da paisagem um cenário da casa, traz iluminação e ventilação natural para a cozinha.


Os armários foram fabricados com painéis de MDF que levam madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). “Além disso, o ambiente é estruturado em madeira de demolição de peroba do campo, um produto atemporal que não depende de tendências e que, ao ser reutilizado, imprime uma característica a mais no projeto: o ecologicamente correto”, atesta David.

A ilha em granito preto possui 2,90 m de comprimento por 1,10 m de largura. Além de receber o fogão, uma cuba de apoio e armários, ela também funciona como mesa com quatro bancos em aço inox e permite maior articulação entre os espaços de cozinha e sala de jantar.

Fonte: Portal Decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...