quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Varandas de apartamentos decoradas com muito estilo


Apesar de serem um espaço reduzido, as varandas têm sido tratadas como mais um cômodo integrante do apartamento e, por isso, merecem muita atenção e cuidado na hora de escolher a decoração. E mesmo sendo pequenas, elas permitem uma grande variedade de adaptações que podem ser feitas de maneira simples e prática.

A escolha de alguns móveis, plantas e objetos de decoração são suficientes para deixar qualquer varanda com uma cara nova e torná-la mais um cômodo aconchegante na casa. Ideal para receber os amigos, organizar um almoço com a família ou simplesmente para relaxar, cada vez mais arquitetos e decoradores investem nesse cantinho tão íntimo da casa.

Com um pouco de criatividade, as varandas podem se transformar em um ambiente requintado e, acima de tudo, funcional. Porém, como se trata de um cômodo afastado do restante do apartamento e, por isso, propício a sofrer com as variações do clima, é preciso estar atento a alguns detalhes na hora de decorar o espaço. Para quem deseja investir na varanda e transformá-la em um dos espaços mais frequentados da casa, confira este artigo especial que conta, ainda, com dicas da arquiteta Michele Krauspenhar, da Smart Arquitetura.

Adaptando o ambiente


Antes de começar a reformar ou decorar sua varanda, lembre-se de que existem regras estabelecidas por cada condomínio e que devem ser respeitadas. Nem sempre as adaptações que você deseja fazer no seu espaço serão aprovadas pelo síndico ou pela administradora do condomínio. Então, para evitar incômodos e dores de cabeça, informe-se previamente sobre o regimento do seu prédio para garantir o sucesso da sua nova varanda.

Caso as regras permitam, uma opção muito requisitada aos arquitetos e decoradores é o fechamento da varanda. Cercar o ambiente com toldos ou vidros, além de ser seguro, traz uma sensação de mais intimidade e requinte para o espaço. Os toldos costumam ser retráteis e, por isso, podem ser ajustados de acordo com o clima de cada dia. Além disso, são leves e dão um toque de charme à decoração. Já os vidros podem ser definitivos, mas também existem versões instaladas em trilhos que permitem a abertura e o fechamento, com funcionamento semelhante a uma janela. A maior vantagem de fechar sua varanda com vidros é que eles garantem o isolamento térmico e acústico do seu apartamento.


O piso também merece um pouco de atenção. Se a ideia é fazer um ambiente novo e exclusivo, é importante investir em forrações diferentes para cobrir o piso original. A arquiteta Michele Krauspenhar recomenda o uso de decks para tirar o desnível da varanda e transformá-la em mais um ambiente do apartamento. Outra dica da arquiteta é fazer com que a varanda seja uma extensão da sala, ampliando o espaço e permitindo que a família receba seus convidados com muito mais conforto. Para conseguir esse efeito, ela recomenda a reprodução do piso da sala até a varanda, o que dá a ideia de que os dois espaços compõem o mesmo ambiente.

Os móveis ideais


Sol, chuva e vento são algumas das intempéries que fatalmente atingirão a sua varanda. Cidades mais ao Norte terão que levar em consideração a alta incidência de raios solares nos móveis e plantas escolhidos para o ambiente. Já os moradores do Sul precisam ter em mente que a chuva pode danificar os móveis e evitar que algumas flores e plantas se desenvolvam adequadamente.

Por esse motivo, invista em móveis confeccionados em madeiras de alta qualidade. Eucalipto, camaru e madeira naval são ótimas opções em termos de durabilidade e resistência. Para os tampos e detalhes dos móveis, as melhores opções são o acrílico e o vidro de espessura grossa. Para os revestimentos, opte sempre por tecidos impermeáveis para não ter problemas com o aparecimento de fungos. Se você deseja uma alternativa à madeira, as peças de alumínio, fibra sintética ou vidro são excelentes escolhas.


Antes de selecionar a nova mobília para colocar na varanda, confira se algum dos móveis que você já tem em casa pode ser reaproveitado para decorar o ambiente. Pufes, banquetas e mesinhas de centro que estiverem sem uso são ideais para compor uma área de lazer confortável. Caso contrário, quando for comprar móveis novos já tenha em mente o estilo que você deseja para o ambiente e faça as escolhas corretas.

Para quem deseja descansar, uma rede bonita ou modelos de cadeiras de balanço que são penduradas no teto vão deixar o ambiente mais atraente e aconchegante. Para seguir essa proposta, a arquiteta Michele Krauspenhar também recomenda que sejam colocadas uma ou duas poltronas no ambiente para que os moradores possam apreciar a bela vista da varanda.

Já quem dispõe de mais espaço pode investir em um sofá de vários lugares ou até mesmo em uma mesa maior para que a família possa receber convidados e fazer suas refeições ao ar livre. Se sua varanda já conta com uma churrasqueira, a melhor opção então é transformá-la em um espaço gourmet, por isso aposte em um frigobar e um armário para guardar utensílios e ter mais praticidade no ambiente.


Traga a natureza para perto de você


Muitas pessoas investem na decoração de suas varandas para ter um cantinho verde e florido dentro do apartamento. Em meio a um cenário urbano, ter um espaço com plantas e flores traz calma e tranquilidade aos moradores.

No entanto, mais uma vez, é preciso escolher as plantinhas que vão decorar a varanda de acordo com o clima da região e a incidência de luz solar no ambiente. Para espaços abertos, onde o vento bate com intensidade, é preciso optar por plantas resistentes, como as palmeiras, que gostam de claridade, mas não precisam necessariamente de contato direto com os raios solares. Lembre-se apenas de que algumas variedades de palmeiras chegam a alcançar dois metros de altura, então se informe sobre as diferentes variedades e escolha aquela que caberá no espaço que você dispõe.

Mas se a sua varanda é agraciada diariamente com os raios diretos do sol, o buxinho é uma planta ornamental que se adapta muito bem a esse tipo de ambiente. Entre as flores, a azaleia, a onze-horas, o gerânio e a petúnia são ótimas opções para deixar o ambiente mais bonito e colorido.

Por fim, se você precisa driblar um ambiente sombreado e com pouca incidência de sol, folhagens, como o antúrio, e flores, como a violeta-africana, o lírio-da-paz e a begônia, são ótimas para compor a decoração e estarão sempre lindas em um clima adequado.

Na hora de escolher as plantinhas, Michele Krauspenhar lembra que nem sempre é preciso usar as versões naturais. Se o clima da cidade for muito severo, é plenamente possível escolher folhagens artificiais que enfeitarão o ambiente com tanto estilo quanto as plantas naturais e exigirão menos cuidados.

Para dispor as flores e folhagens, a dica de Michele é colocá-las em cachepôs e até mesmo pendurá-las em uma treliça ou painéis de madeira fixados à parede. Essa é uma ótima maneira de economizar espaço e ainda ter certeza de que todos os cantinhos da sua varanda serão decorados com muita atenção.

Outros artigos de decoração


Para garantir que sua varanda terá muito estilo e sofisticação, o mais importante é decorá-la de acordo com o seu gosto e estilo de vida. Pense nos seus hábitos e da sua família e decidam que tipo de ambiente vocês desejam criar na varanda – essa decisão vai determinar as outras escolhas.

Além dos móveis tradicionalmente encontrados nas varandas, saiba que você também pode contar com espreguiçadeiras, namoradeiras, bancos, cadeiras e até mesmo divãs para compor um ambiente de acordo com o seu estilo.

Quem gosta da natureza pode encher o espaço com as mais diferentes plantas e, para isso, investir em belos vasos para incrementar a decoração. Outra excelente opção para os amantes da culinária é selecionar uma série de baldinhos coloridos para cultivar temperos, como orégano, manjericão, sálvia e tantos outros, em um cantinho da varanda.



Os leitores de plantão também podem deixar uma pilha de livros e revistas estrategicamente posicionados para os momentos de lazer, tomando apenas o cuidado de escolher um lugar longe do sol e da chuva. Aqueles que forem utilizar o espaço para descansar ficarão ainda mais relaxados com o som de uma fonte natural instalada no ambiente. Encontradas em diversos tamanhos e modelos, as fontes são fáceis de serem adaptadas na varanda e, juntamente com as plantas, formam um convite à tranquilidade.

Para ler, meditar ou apenas passar um tempo apreciando a vista, almofadas grandes, como os zabutons, são charmosas e muito confortáveis. Outros elementos, como espelhos, esculturas, luminárias, tapetes, armários, prateleiras etc., são muito bem recebidos no espaço, sempre de acordo com a proposta inicial do ambiente.

Resumindo, o mais importante é prestar atenção nos detalhes para decorar sua varanda com muito bom gosto. Lembre-se de que se trata de um espaço pequeno, então o equilíbrio é fundamental para não pecar pelo minimalismo ou pelo excesso de elementos em um único espaço.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...