quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Transforme sua cozinha em um ambiente para receber as visitas


Receber os amigos em casa é um prazer para muitas famílias. A cozinha, que antes era uma parte mais restrita da casa, vem conquistando maior atenção dos decoradores. Antigamente, visitas não entravam muito neste ambiente, portanto não havia grandes preocupações em relação àdecoração. Agora quem gosta de cozinhar pode recepcionar enquanto prepara um jantar e não precisa ficar excluído em um lugar fora de onde acontece o convívio social.
Projeto da Guidugli Designer de Interiores. Pastilhas de vidro revestem toda a parede da cozinha e bancada com cooktop aproxima mesa de jantar de quem está cozinhando (Fotos: Divulgação)
Para receber bem as pessoas, a cozinha precisa ser um lugar agradável para as visitas. Bancos e cadeiras devem estar disponíveis e, em alguns casos, o anfitrião pode oferecer mais: “Um dos projetos que estou finalizando oferece um sofá dentro do ambiente para os convidados relaxarem”, conta a arquiteta Cristiane Pepe.
Um investimento maior deve ser planejado para o ambiente que toma o lugar da sala de estar. A prioridade, de acordo com Christiane, ainda é a ergonomia e funcionalidade. No entanto, a cozinha ganha detalhes diferentes para ficar mais agradável para receber as visitas. “É preciso apostar no design e cores. Hoje em dia existem geladeiras multicolores para atender este mercado”, diz a profissional. Segundo ela, é possível personalizar um eletrodoméstico como este até com estampa de onça.
Saiba mais
Uma torneira com visual diferenciado, acabamento caprichado dos móveis e equipamentos de cozinha bonitos são exemplos dados pela designer de interiores Juliana Guidugli de como deixar o ambiente interessante. “O cooktop pode ficar em um determinado espaço, enquanto o forno fica embutido em outra coluna. Desta maneira, o ambiente ganha um ar mais chique”, sugere a profissional. Uma coifa potente, segundo a profissional, é um meio eficiente de evitar que os convidados saiam de sua casa com cheiro de comida em suas roupas e cabelos.
“Se a cozinha for integrada com a sala, a decoração dos dois espaços tem que conversar entre si, seguir a mesma linha”, diz Juliana. A designer explica que é comum que se remova a cerâmica e azulejos da área que sofre respingos de óleo e água. No lugar entra um revestimento para proteger, como o frontão (arremate entre as bancadas, portas e janelas). “Materiais com boa impermeabilização facilitam a limpeza da região”, garante.
Neste progeto da Guidugli Designer de Interiores, banquetas ficam disponíveis para deixar a visita mais próxima de quem está cozinhando
Além de um design arrojado, Cristiane acredita que é importante que o acabamento deste tipo de cozinha seja sofisticado. A profissional sugere o uso de revestimentos de fórmica que imitam madeira, vidro serigrafado, portas com perfil de alumínio e até armários com televisão na porta. Já a designer Juliana aposta em pastilhas de vidro e ladrilho hidráulico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...