Planejar o quarto da criançada é aquele momento de extravasar na hora da decoração: dá para misturar cores, abusar das estampas, pendurar badulaques... No entanto, o cômodo é também um fator de desenvolvimento do seu filho, pois é o local em que ele vai dar os primeiros passos na busca pela própria identidade.
"A ideia é de que o ambiente seja atrativo e lúdico, um lugar em que a criança queira estar, brincar e, principalmente, dormir", resume Liana Barros Daiha, designer de ambientes e blogueira do “Tá Decorado!”. Veja a seguir as dicas da designer sobre como seria o cantinho ideal para os pequenos.
APARTAMENTOS EM SANTOS DE 2,3 E 4 DORMS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS
Segurança é a prioridade
A primeira coisa que você deve ter em mente é o fato de que o espaço precisa ser seguro e confortável. "O quarto da criança é feito para ela. Portanto, criar soluções visualmente perfeitas, mas que não funcionam no dia a dia, é um erro grave", alerta Liana.
Para evitar acidentes, permita que o seu filho tenha acesso a tudo o que ele precisa. É muito mais prático manter os brinquedos a uma altura que ele possa alcançar do que no alto de um armário. Isso também vale para roupas e materiais escolares.
Quinas, vidros e prateleiras sobre camas ou berços são itens proibidos no espaço da criançada, assim como o excesso de móveis, que impede que elas se movimentem livremente. Para manter os pequenos livres de alergias, a designer dá outra sugestão: "evite tapetes e cortinas de tecidos que acumulem poeira".
Na hora de decorar, a regra é soltar a imaginação
Agora que você já sabe o que não deixar no quarto das crianças, mãos à obra. No álbum a seguir, veja algumas ideias de Liana para tornar o cantinho favorito do seu filho um local mais funcional e moderno.
Caixas de plástico, baús de madeira e móveis com gavetões ajudam na organização. Sempre estimule o seu filho a guardar os brinquedos ao final da brincadeira. "Quanto mais colorido e criativo forem os objetos, mais fácil de conseguir a participação da criança no processo de arrumação", afirma Liana
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário