Um refrigerador por R$ 150, esse era o preço inicial do eletrodoméstico anunciado em um dos principais sites brasileiros de leilão online, a Sold. Faltando um dia para o fechamento da oferta, o mesmo equipamento recebeu dois lances e passou a custar R$ 190, o que é ainda uma grande vantagem para o comprador. Outros móveis para a casa também são oferecidos na internet por um valor muito menor do que na loja.
A empresa, que está há quatro anos no mercado, já chegou a vender um sofá de três lugares por apenas R$ 1, mas este foi o produto arrematado mais barato que o site já leiloou. “A economia de quem compra pode ser de até 90% do valor do móvel ou eletrodoméstico vendido no mercado”, diz Henri Zylberstajn, sócio-diretor da Sold. De acordo com dados da companhia, os itens mais disputados são laptops, empilhadeiras, poltronas de design e televisões de LED. Eles quem fazem o inventário, tiram foto e sugerem o preço.
O consumidor tem a oportunidade de comprar itens mais baratos, porém os vendedores também saem ganhando. Diversas construtoras e varejistas utilizam produtos para decorar stands de imóveis e show-rooms e, ao final, precisam vender estes objetos como semi-usados. Uma cama que faz parte da decoração de uma casa a venda, por exemplo, fica disponível no site para que os interessados possam comprá-la a preço bem menor do que ela custaria na loja. O retorno para as empresas, segundo a Sold, pode chegar a 60% do investimento. Elas não precisam se preocupar com transporte, desmontagem e armazenagem dos equipamentos.
Cada leilão na Sold dura, em média, 15 dias. Quando o produto é arrematado, o comprador deve pagar 100% em até 48 horas, com acréscimo de 5% do valor para o leiloeiro. “Além do preço baixo, a vantagem é que os equipamentos vendidos são de marcas conhecidas e com garantia de proveniência“, diz Zylberstajn. Empresas como a Gafisa, Even, PDG, MRV, Empório Armani, entre outras, disponibilizam itens para serem leiloados.
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A negociação de imóveis por meio de lances na internet é um negócio que vem crescendo no país, é o que indica os números. Segundo o sócio da Sold, a empresa aumentou a base de clientes cadastrados de 500 mil para 1 milhão, do ano passado para este. O site chega a leiloar até 20 mil itens por mês. “A expectativa é de que até o final de 2012 nosso site cresça entre 35 a 40% em relação a 2011”, afirma Zylberstajn.Assim como a Sold, a Lance Total também organiza leilões online e, em ambas, o comprador pode conferir os produtos pessoalmente antes de fazer um lance. “Recomendamos que a pessoa visite o local que o item está exposto antes para ter certeza de que ele vai agradar”, orienta Zylberstajn. Checar com antecedência realmente parece uma boa ideia, já que a comercialização do equipamento é sem garantia.
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