Materiais
- Caixa de isopor usada com tampa: cada caixa representa uma plantação. Assim, o número de caixas vai depender de quantas hortas serão feitas.
- Faca afiada para cortar o isopor: se preferir, use uma serrinha.
- Sacos plásticos: cada saco vai forrar apenas uma caixa. Combine o número deles com o das caixas. o tamanho deve ser suficiente para forrá-las.
- Potes de plástico com furos no fundo: use vasinhos para violeta, quantos você quiser.
- Concentrado hidropônico de nutrientes: é um tipo de adubo encontrado em lojas de jardinagem e utilizado para o crescimento das mudas. A quantidade ideal de uso está descrita na embalagem. Então, respeite a indicação do rótulo. Não exagere. Em excesso, o produto poderá desidratar as plantas, em vez de nutri-las.
- Meio hidropônico: serragem, musgos e fibras de coco - produtos também encontrados em lojas de jardinagem - são bons exemplos de meio hidropônico orgânico. Esse é o lugar onde as raízes ficarão mergulhadas.
- Sementes ou mudas de plantas, verduras e flores: evite plantar, em sua horta, verduras e legumes que tenham raízes tuberosas, ou seja, dilatadas, como a batata.
Passo a passo
- Separe os potes de plástico e a tampa da caixa. Com um lápis, marque o fundo dos potes na tampa e corte-a de maneira que, ao encaixá-los, fique firme. Depois, adapte-os com o fundo para baixo. Deixe 4 cm da boca do pote para fora da tampa.
- Forre a caixa com o plástico.
- Do alto (para fazer borbulhas), despeje água na caixa. Meça a quantidade para deixar o fundo dos potes imersos cerca de 2 cm no líquido. Acrescente os nutrientes hidropônicos conforme as instruções da embalagem.Dica: a mistura de água e nutrientes hidropônicos precisa ser trocada diariamente para evitar o apodrecimento das raízes. Faça também a limpeza do saco plástico e da caixa com água e detergente neutro.
- Nos potes, coloque o meio hidropônico umedecido com água e as sementes ou mudas das plantas que escolheu. Coloque a tampa na caixa e pronto!
Fonte: Abril.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário