terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cronograma do quarto novo para o seu filho

Ele cresceu mais rápido do que você esperava, e o quartinho do seu bebê reclama uma atualização. Não é fácil reformar com criança em casa, mas quando não há saída, a organização e método ajudam a poupar muita dor de cabeça. Montamos um cronograma básico, para você saber por onde começar.




Preparação: o que fica, o que sai e o que se transforma


Para uma reforma menos desgastante, o começo é fundamental. Limpar o terreno, tirar objetosde que não precisará mais, dar um destino a móveis desnecessários e esvaziar o espaço são bons exercícios para se inspirar e colocar as ideias no lugar. Dê-se o tempo de pelo menos duas semanas para fazer essa limpeza e tocar os móveis que não quer mais para fora de casa. Enquanto isso, vá atrás de referências. A internet é grande amiga nessas horas. Não faltam bons sites sobre o tema, e até nas redes sociais existem exemplos incríveis – nem todos possíveis – que enriquecem suas ideias. O Pinterest tem integrantes do mundo todo, e você pode selecionar a sua busca de imagens por temas. Além dele, um bom número de blogs de decoração, como o Apartment Teraphy, têm seções específicas só com posts de ambientes infantis. E também, claro, o próprio Bebe.com.br, tem galerias com modelos inspiradores. Nessa pesquisa você pode achar até um destino novo para um objeto que achava que teria que se desfazer.

Defina: quanto quer gastar e o que vai mudar


O passo dois é fazer contas e tomar decisões. Esse teto de gastos é essencial para você escolher onde vai investir seu dinheiro. Aquele papel de parede do Pequeno Príncipe já deu o que tinha que dar? Para tirá-lo será preciso pintar as paredes em seguida, e isso pode custar até R$ 600 (contando com a tinta e a mão de obra). A cômoda de laca branca e com o trocador não tem mais utilidade? Que tal reformá-la ao invés de se desfazer? Existem novas tintas para madeira específicas para isso, e é possível você mesma fazer o trabalho. Ladeando a inspiração vêm as alternativas que podem interferir – facilitar ou não – o seu orçamento. Dependendo do quão extensa será a reforma, se ela envolver piso e paredes, é preciso ordenar as prioridades para não fazer muita bagunça na hora errada.

Quando o plano é mudar muita coisa, fazer móveis personalizados e investir numa super decoração, pode ser interessante contratar um decorador. E, embora isso tenha seu preço, muitas vezes ele pode ajudá-la a fazer escolhas certas e a poupar em alguns aspectos. “Existem profissionais que cobram por ambiente; outros, por metro quadrado; alguns preferem estipular seu preço em um percentual de gastos e de execução”, explica a dupla de decoradoras Anna Karina Leadebal e Adriana Sá. Importante frisar nesse momento: reformas mais complexas, têm prazos mais extensos, em especial se envolver troca de pisos.

Escolha a decoração

“O primeiro passo a ser definido é a função aliada à necessidade”, explica a dupla de decoradoras Anna Karina Leadebal e Adriana Sá. Ambas defendem luz natural abundante no quarto de bebê, bem como a importância de que esse ambiente seja ao mesmo tempo harmonioso e divertido. Essas máximas não mudam com o desenvolvimento da criança, porém outros fatores da decoração devem ser atualizados. Enquanto no quarto que antes devia ser reduto calmaria, agora ampliar o espaço para a criança maiorzinha se mover é uma prioridade. Nos primeiros meses a presença de cores fortes no quarto pode superestimular e ativar excessivamente o bebê, mas essa história se reverte depois de 1 ano e meio. “A partir daí, invista em toque de cores nas cortinas, nos tapetes, nos brinquedos e em outros objetos da decoração. A escolha da cor é tão importante e a sua influência pode ser extremamente benéfica”, explicam as sócias.

Outro pensamento que deve pautar suas decisões é o de fazer algo para durar. Quartos temáticos em demasia, com muitas invencionices, tendem a perder a validade cedo e, portanto, pedirão nova reforma em breve.



Ação: encomendas e mão na massa


Dentro de um padrão normal, segue-se o seguinte roteiro: teto, aplicação de gesso, rebaixos, iluminação indireta e embutida, depois as paredes, pintura ou revestimento, e, por último o piso. Em reformas mais extensas e que envolvam essas partes, pode ser necessário esperar até 45 dias só para as encomendas chegaram – esse é o prazo requerido pela maior parte das lojas como Leroy Merlin, Casa & Construção e Etna. Mas enquanto a burocracia corre, é possível pesquisar móveis e quem sabe até já fechar o negócio. Em megastores como Casas Bahia eTok&Stok também há um prazo de entrega, que, mais uma vez, giram em torno dos 45 dias. Um marceneiro pode ser mais rápido – ou não, dependendo da demanda. Um móvel de segunda mão pode estar logo ali, na casa de um parente ou no Mercado Livre. Veja isso e se organize para que nada chegue muito antes ou muito depois dos acabamentos essenciais.

Para as reformas mais simples, casos em que a base do ambiente for mantida, melhor e mais fácil ainda. Pule essa fase acima e siga firme na decisão dos móveis básicos. Faça suas encomendas. As persianas ou cortinas também não precisam mais esperar.

Montagem


É bem provável que se passem algumas semanas até que todas as peças desse quebra-cabeças cheguem. O projeto vai tomando forma aos poucos. Nesse meio tempo, vale a pena pensar nas roupas de cama, e buscar algo que se encaixe na nova cama e fase do seu filho. Não subestime o potencial do enxoval de transformar e firmar a decoracão decidida. Em quartos mais básicos, inclusive, é justamente o conjunto de roupa de cama, almofadas e outros detalhes que darão o tom e a personalidade ao todo. Isso decidido, quem sabe já seja a hora de colocar o filhote de volta ao seu quartinho – isso, claro, se paredes estiverem prontas e nenhum cheiro forte de produtos estiver impregnado no ambiente.

Retoque final


A essa altura os móveis básicos foram decididos, é interessante começar a bater o martelo sobre outros detalhes, menos essenciais, porém que fazem toda diferença. Pesquise, retorne para suas referências e escolha com calma. Com a noção do todo fica mais fácil decidir o que levar de abajur, quais almofadas irão combinar. Até os itens de decoração mais supérfluos, que mais parecem brinquedos, ganham espaço agora.

Quem escolheu manter as paredes brancas e neutras têm mais trabalho, e diversão, nessa reta final. Agora é o tempo de enfeitar. “Abuse de adesivos, de papel de parede, de painéis, de quadros, já que são materiais facilmente substituídos”, indica Anna Karina Leadebal. Em decorações mais temáticas, boa parte dos detalhes mais marcantes, como os tecidos de paredes ou papeis especiais, já foi decidida também, ficando verde o sinal para os mimos finais.

Não se esqueça que ambientes são sempre mutáveis, e tirando a estrutura básica, sempre haverá onde mexer no conjunto. Agora que a parte mais difícil foi resolvida, aproveite a calmaria para curtir a decoração. Fique livre para se encantar com um mimo aqui, outro lá, e poder comprá-lo para arrematar, aos poucos, o templo do seu filho.

Abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...