A arquiteta Sony Luczyszyn, também de Curitiba, vai além e diz que nem a falta de espaço é um impedimento: “Quando o ambiente é projetado milimetricamente é fácil obter um resultado bastante interessante, independente do tamanho”.
- SIGA-NOS NO TWITTER (@BelaImoveis)
- CURTA A NOSSA FAN PAGE: (http://www.facebook.com/BelaImoveis)
Dependendo da área disponível pode-se adotar uma das duas opções: fazer do espaço gourmet uma extensão da sala ou criá-lo como um ambiente independente. “Se for um espaço grande, o espaço gourmet pode ter um estilo diferente da sala, contanto que haja harmonia entre eles”, afirma Cristiane. No caso de espaços reduzidos o ideal é tratar os dois ambientes como se um fosse um prolongamento do outro, pois com isso é possível criar uma sensação de amplitude nas áreas de estar. “Com um bom projeto, em qualquer cantinho pode ser criado um espaço gourmet”, defende Cristiane.
Independentemente do espaço, o que não pode faltar é um local apropriado para as refeições – ainda que seja uma pequena mesa – e um espaço para preparar a refeição, equipado com eletrodomésticos apropriados. Se possível coloque no local uma churrasqueira, frigobar ou adega.
Outra dica das arquitetas é que os móveis sejam práticos e de fácil manutenção, principalmente se a varanda for aberta. “Por exemplo: mesas e cadeiras com superfícies lisas, que facilitam a limpeza”, recomenda Sony. Como tudo na vida, é bom evitar o excesso. É importante também que o ambiente esteja em harmonia com o resto da casa e tenha móveis suficientes.
Ideias para sua sacada
Alguns projetos mostram, na prática, como criar um espaço gourmet em um apartamento que originalmente não conta com um. A arquiteta Beth Rosso, de Brasília, quebrou algumas paredes e conseguiu integrar a área da varanda e da cozinha num só espaço, de 120 m², para cozinhar e receber os amigos.As arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, de São Paulo, por sua vez, refizeram todo o espaço da sacada para criar um ambiente do gênero. “Puxamos pontos de elétrica e hidráulica e construímos toda a infraestrutura para bancada”, explicam as arquitetas. Elas usaram o mesmo piso da sala de jantar e utilizaram tijolo inglês para criar um ar rústico chique. A mesa, de madeira de demolição, é alta para dar a “sensação de bar”.
Às vezes, porém, nem é preciso realizar grandes obras para transformar a sacada em espaço gourmet. Foi o que fez, por exemplo, a arquiteta Vivian Coser, de Vitória. “Planejei de forma que os amigos tivessem um ambiente aconchegante, mas não mexi na estrutura”, diz Vivian.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário