quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Transforme sua varanda em espaço gourmet

Hoje em dia é comum os apartamentos novos já virem equipados com o chamado espaço gourmet. Mas, e quem vive num imóvel antigo, consegue transformar uma simples sacada em um ambiente do gênero? Segundo a arquiteta Cristiane Costa Maciel, de Curitiba, a resposta é sim: “Dependendo da dimensão da sacada obviamente podemos fazer um cantinho para um lanche agradável ou café da manhã. Caso o espaço permita podemos projetar algo mais confortável, funcional e personalizado”.



A arquiteta Sony Luczyszyn, também de Curitiba, vai além e diz que nem a falta de espaço é um impedimento: “Quando o ambiente é projetado milimetricamente é fácil obter um resultado bastante interessante, independente do tamanho”.

Dependendo da área disponível pode-se adotar uma das duas opções: fazer do espaço gourmet uma extensão da sala ou criá-lo como um ambiente independente. “Se for um espaço grande, o espaço gourmet pode ter um estilo diferente da sala, contanto que haja harmonia entre eles”, afirma Cristiane. No caso de espaços reduzidos o ideal é tratar os dois ambientes como se um fosse um prolongamento do outro, pois com isso é possível criar uma sensação de amplitude nas áreas de estar. “Com um bom projeto, em qualquer cantinho pode ser criado um espaço gourmet”, defende Cristiane.


Independentemente do espaço, o que não pode faltar é um local apropriado para as refeições – ainda que seja uma pequena mesa – e um espaço para preparar a refeição, equipado com eletrodomésticos apropriados. Se possível coloque no local uma churrasqueira, frigobar ou adega.

Outra dica das arquitetas é que os móveis sejam práticos e de fácil manutenção, principalmente se a varanda for aberta. “Por exemplo: mesas e cadeiras com superfícies lisas, que facilitam a limpeza”, recomenda Sony. Como tudo na vida, é bom evitar o excesso. É importante também que o ambiente esteja em harmonia com o resto da casa e tenha móveis suficientes.


Ideias para sua sacada

Alguns projetos mostram, na prática, como criar um espaço gourmet em um apartamento que originalmente não conta com um. A arquiteta Beth Rosso, de Brasília, quebrou algumas paredes e conseguiu integrar a área da varanda e da cozinha num só espaço, de 120 m², para cozinhar e receber os amigos. 

 

As arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, de São Paulo, por sua vez, refizeram todo o espaço da sacada para criar um ambiente do gênero. “Puxamos pontos de elétrica e hidráulica e construímos toda a infraestrutura para bancada”, explicam as arquitetas. Elas usaram o mesmo piso da sala de jantar e utilizaram tijolo inglês para criar um ar rústico chique. A mesa, de madeira de demolição, é alta para dar a “sensação de bar”.

Às vezes, porém, nem é preciso realizar grandes obras para transformar a sacada em espaço gourmet. Foi o que fez, por exemplo, a arquiteta Vivian Coser, de Vitória. “Planejei de forma que os amigos tivessem um ambiente aconchegante, mas não mexi na estrutura”, diz Vivian.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...