terça-feira, 18 de setembro de 2012

Etiqueta à mesa

Se você já passou pela saia justa de não saber como se portar à mesa em um jantar formal ou pretende organizar uma recepção em casa inesquecível, siga nossas preciosas dicas:


Mesa decorada


- A primeira regra da consultora de etiqueta Célia Leão é: tudo que vai à mesa tem de ser usado. Se colocar um castiçal, a vela deverá ser acesa, o que não cairá bem em eventos diurnos, ou em noites quentes.
- “Evite arranjos de flores com perfume forte e composições altas, com mais de 30 cm, que possam atrapalhar a visibilidade do convidado que estiver à frente”, adverte a consultora em etiqueta e marketing pessoal Lígia Marques.


Toalhas de mesa X jogos americanos


- Se o tampo da sua mesa for maravilhoso, use um jogo americano sofisticado, de linho, renda ou adamascado.
- Quanto às toalhas, Célia Leão recomenda estampas e cores para eventos diurnos, e tonalidades pastel para a noite, sempre equilibrando com os tons do aparelho de jantar.


Onde coloco o guardanapo?


- Ao sentar-se, o guardanapo de tecido vai para o colo e de lá sai para limpar os lábios sempre que necessário, principalmente antes de levar a taça à boca.
- Ao terminar a refeição, deixe-o ao lado esquerdo do prato. Para evitar marcas de batom, prefira os modelos mais secos ou, então, peça um guardanapo de papel para retirar o excesso.

Ordem de apresentação


- De um modo geral, os alimentos devem ser servidos numa ordem crescente de sabor. “A ideia é que nenhum apague o outro”, ressalta Célia Leão.
- Normalmente, a apresentação segue a seguinte ordem: entrada ou sopa → prato principal (uma massa, por exemplo) → carne → ave ou peixe → sobremesa → café e licores.

Comendo com...


...as mãos:

- os casos de coquetéis, finger foods e aperitivos que dispensam talheres, os guardanapos devem ser utilizados apenas para limpar a ponta dos dedos.
- Pães também devem ser partidos com as mãos.

… colher

- Para as sopas, a colher deve ser levada à boca na diagonal pela mão direita.
- Nunca assopre, nem limpe o excesso da colher no canto do prato.
- Molhar o pão? Jamais!

… talheres

- A faca deve ficar sempre na mão direita e o garfo na esquerda.
- A regra permite descansar a faca na borda do prato após cortar o alimento com a mão direita e servir-se com o garfo na mão direita.
- Massas não devem ser cortadas com faca; no máximo, com garfo.
- Evite cortar as folhas de alface. Com a faca na mão direita, dobre-as feito uma trouxinha.
- No intervalo das refeições, descanse os talheres no prato de pão ou em apoio próprio. Na ausência, deixe-os sobre o guardanapo e, ao final da refeição, sobre o prato.

... utensílios de sobremesa

- Com exceção das frutas com casca, as demais sobremesas devem ser saboreadas com a ajuda do garfo e da colher, simultaneamente. No caso de um pudim, por exemplo, utiliza-se o garfo para amparar o doce, que será partido e levado à boca pela colher. Com uma torta de chocolate, o processo será inverso, ou seja, corta-se com a colher e serve-se com o garfo.


Tipos de serviço


À americana

- O sistema self-service é uma maneira bastante prática de servir a um grande número de convidados e agrada a quem não gosta de muita formalidade.
- Nesse caso, as comidas quentes são geralmente conservadas em rechauds, enquanto pratos, talheres e guardanapos ficam dispostos sobre um aparador.
- Depois de servir-se, o convidado se acomoda em mesas, ou, se for uma ocasião mais informal, pode ficar de pé, em cadeiras, sofás ou poltronas indicados pelo anfitrião.
- Quanto às bebidas, se não forem servidas pelo garçom, devem estar junto dos talheres.



À francesa

- Este é o mais sofisticado e elegante dos serviços e só deve ser realizado por profissionais treinados.
- Eles ficam responsáveis por apresentar as travessas, sempre pelo lado esquerdo, esperar que o convidado se sirva e, por fim, retirar os pratos pelo lado direito, substituindo-os por outros limpos pela esquerda, respeitando a ordem do cardápio.
- O tamanho da mesa determinará o número de convidados, cujos lugares estarão devidamente indicados com um cartão.

À brasileira

- Trata-se do tradicional e informal serviço familiar. Sem garçons, as travessas são colocadas à mesa, assim como os pratos, copos, guardanapos e talheres.
- Geralmente, a mulher serve à família, começando pelos mais idosos, que devem ocupar as cabeceiras, os lugares mais nobres.
- Os guardanapos de pano também podem ser substituídos pelos de papel, basta caprichar na dobra.

Para cada prato, uma bebida


- De maneira geral, peixes e frutos do mar pedem vinhos brancos, enquanto carnes, aves e massas acompanham os tintos.
- Champanhes podem ser tomados do início ao fim das refeições, inclusive com as sobremesas, que também vão bem com vinhos adocicados.
- Para acertar, o melhor mesmo é confiar no seu paladar ou consultar um especialista, já que existem vinhos brancos encorpados e tintos suaves.
- E toda taça deve ser segurada pela haste. “Sem nenhum dedinho levantado”, realça Célia Leão.

Não como isso!


- Para não escutar essa frase, é educado informar anteriormente, de preferência no ato do convite, o cardápio que será oferecido.
- Cabe ao convidado declinar educadamente no caso de uma relação formal, ou, se forem íntimos, mencionar suas preferências e restrições alimentares para que o anfitrião possa providenciar outras opções.
- Se você for a convidada e deparar-se com pratos e talheres que não domina, relaxe e procure observar pessoas que estão mais à vontade à mesa para se espelhar.

Lugares à mesa


- Normalmente utilizado em ocasiões formais, o placement, ou plano de mesa, é o que garante o sucesso de um jantar.
- Por critério de afinidades, o anfitrião é quem determina o assento dos convidados, marcados ou não, lembrando-se de intercalar homens e mulheres, e separar os casais para favorecer a comunicação entre os comensais.
- Pela etiqueta tradicional, os anfitriões ocupam as extremidades opostas da mesa, seguidos dos convidados de honra, sentados à direita dos mesmos, ou do casal mais velho.
- Outra possibilidade, mais simpática, é posicionar os anfitriões no centro da mesa, sentados frente a frente.
- Lembre-se: nunca se sirva antes do anfitrião, ao menos que ele peça.
- Saiba que, como anfitriã, você pode e deve optar pelo tipo de evento em que se sinta mais à vontade. O mais importante é aliar as suas preferências com as de seus convidados.
- No mais, “seja você mesmo e sua festa será um sucesso”, aconselha a arquiteta e jornalista Olga Krell em seu livro Receber em Casa.

Fonte: Portal Decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...