quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tudo o que você precisa saber sobre a lista de presentes de casamento

Confira dicas essenciais para escolher os melhores produtos para você e seus convidados


Planejar um casamento pode ter os seus momentos estressantes, mas não podemos negar que a maior parte das tarefas traz prazer e satisfação por estarmos nos preparando para uma nova fase da vida. Entre as atividades recompensadoras, está a preparação da lista de presentes de casamento.

Longa e trabalhosa, muitas vezes a lista é um item que acaba sendo deixado de lado pelos noivos durante os preparativos do casamento. Porém, escolher a loja e os produtos com antecedência facilita a sua rotina e, principalmente, oferece um maior número de opções aos seus convidados.

Se você está pensando em subir ao altar ou já está com a data da cerimônia marcada, confira essas dicas de como montar e gerenciar uma lista de casamento de maneira prática e eficiente. Para nos ajudar a entender como tudo isso funciona, o TodaEla conversou com Sandra Zlotagora Pessini, sócia do site Lista Perfeita, especializado em listas de presentes.

O que é uma lista de presentes de casamento



Antes de se aventurar em meio a jogos americanos, liquidificadores e vasos de porcelana, é importante que você entenda qual é o real propósito de uma lista de presentes de casamento.

A primeira coisa que não podemos nos esquecer é de que se trata de uma comemoração. Você vai se unir ao amor da sua vida e decidiu dividir essa alegria com amigos e familiares. Logicamente, seus convidados se sentirão honrados em poder participar de um momento tão especial da vida do casal e a maneira como podem retribuir é oferecendo um presente aos pombinhos.

A lista de presentes de casamento serve para organizar os produtos com o objetivo de facilitar a escolha dos convidados. Sandra Zlotagora Pessini explica que essa também é a melhor forma de evitar que os noivos recebam presentes que não são de seu agrado e ainda diminuir a chance de aparecerem itens duplicados.

A especialista ressalta: “Lembramos que o presente de casamento é uma forma de demonstrar carinho pelos noivos, além de ser uma tradição; não é uma obrigação”.

Já sei qual é a função de uma lista de presentes. E agora?


O primeiro passo para criar uma lista eficiente é entender como vai funcionar a sua vida daqui para frente. Pense no estilo de vida que você e seu amor devem levar depois de casados e procure escolher itens que estão de acordo com esse perfil.

“Do ponto de vista dos noivos, o mais importante é escolher presentes que têm a ver com o estilo de vida dos noivos. Existem muitos modelos de listas de casamento nas lojas de presentes e nos blogs e sites. Estes modelos podem ajudar os noivos, mas vale lembrar que a lista ideal é a que tem o ‘perfil’ do casal e que atende as necessidades dele. Artigos clássicos, como taças para licor ou um réchaud em prata, por exemplo, acabam sendo pouco usados”, esclarece Pessini.


Tenha isso em mente na hora de escolher os produtos que farão parte da sua lista. Se você não souber muito bem por onde começar, existem profissionais a disposição para atender os noivos em lojas especializadas no assunto. Basta procurá-los, conversar sobre o perfil do casal e selecionar as melhores opções para atender as necessidades do seu dia a dia.

Você até pode fazer uma lista escrita à mão com todos os produtos que deseja ganhar, mas vai ser difícil dar conta de detalhes como a cor ou o modelo, e, principalmente, será difícil gerenciar uma relação dessas. A maneira mais eficiente de criar a lista de presentes é contando com a ajuda de lojas especializadas. Nesses lugares, você terá muitas opções e, na maioria das vezes, também pode aproveitar algumas vantagens se seus convidados optarem por realizar a compra no estabelecimento.

Ao visitar uma loja física, confira bem os produtos antes de incluí-los na lista. Fatores como a cor, a marca, o modelo, o tamanho e a voltagem muitas vezes acabam sendo incompatíveis e podem acabar tendo que ser trocados. Essa dica vale especialmente para eletrodomésticos e aparelhos grandes, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, que precisam ter o tamanho certo para se acomodarem adequadamente no seu novo lar.


Também é importante lembrar que a chance de encontrar tudo o que precisa em uma única loja é quase mínima. Por esse motivo, é bastante comum que os casais montem suas listas em duas ou mais lojas.

Se você foi convidado para um evento, procure informações sobre a lista de presentes. Em geral, os noivos têm o cuidado de indicar os estabelecimentos em um cartãozinho, junto com o convite de casamento. Caso isso não aconteça, pergunte aos pais e padrinhos, certamente eles saberão indicar a loja.

Ainda para os convidados, uma dica da especialista: “Do ponto de vista dos convidados, se os noivos dedicaram tempo para montar uma lista, recomendamos que os convidados privilegiem as opções sugeridas e não ofereçam um presente fora da lista”.


Escolha (quase tudo) o que você quiser


Mantendo a ideia de que é preciso respeitar o perfil do casal na hora de escolher os presentes, crie uma lista com itens que estejam de acordo com a rotina que você e seu amor seguirão a partir de então.

Isso é especialmente importante para casais que já moram juntos e, muitas vezes, não precisam de presentes como batedeiras, jogos de jantar ou talheres. Se esse é o seu caso, existem outras saídas para receber os presentes, mas também é possível dar uma geral na casa e verificar se não está na hora de trocar alguns móveis, eletrodomésticos ou quaisquer itens de cama, mesa e banho. Se você vai começar do zero, é só se jogar de cabeça no mundo dos utensílios, artigos de decoração e aparelhos eletrônicos.

“Não tem restrições sobre os tipos de presentes que podem ou não aparecer na lista de casamento. Móveis são e sempre foram uma opção de presente. Itens pessoais, como secadores de cabelo, bikes ou tablets podem ser também ótimas opções de presentes de casamento, tanto para quem já tem casa montada como para quem vai montar o lar e gostaria de ganhar estes presentes”, esclarece a especialista do Lista Perfeita.

O único critério que pode determinar os itens que farão parte da lista é o preço. É preciso contar com o bom senso para selecionar produtos de faixa de preços diferentes, que caibam no bolso de todos os seus convidados.

“Sempre é bom deixar um grande leque de opções – tanto pela faixa de valores como pelo número de produtos apresentados na lista – para os convidados escolherem à vontade. Nenhum convidado gosta de ter a sensação que tudo já foi escolhido pelos outros. Se precisar, os noivos podem atualizar a lista várias vezes para deixar um número de presentes razoáveis”, explica Sandra Zlotagora Pessini.

É comum encontrar noivos que reservem opções mais caras, como fogões, geladeiras, sofás, para os pais e padrinhos presentearem. Portanto, o restante da lista contaria com produtos mais baratos. No entanto, o preço de cada item a ser escolhido é uma questão delicada. Sobre isso a especialista declara: “Não tem valor mínimo ou máximo – isso depende de cada casal e de cada família (os recursos financeiros e os hábitos da família do casal). O valor é sempre uma coisa muito relativa: o que é um valor baixo para alguém não vai ser necessariamente baixo para outra pessoa”.

A internet também pode ajudar você


A popularidade do e-commerce não é mais uma novidade no Brasil. As pessoas com acesso à internet têm feito cada vez mais compras através da rede. Além disso, todos aqueles que estão em meio aos preparativos de um casamento devem saber que a internet pode contribuir muito para o planejamento e gerenciamento de várias atividades relacionadas ao evento.

Com a relação de presentes de casamento não é diferente. A partir de uma lista online, os noivos podem contar com a vantagem de fazer diversas consultas e alterações quando quiserem. Sandra Zlotagora Pessini ainda lembra: “Com a lista online, os noivos têm acesso às informações (presentes oferecidos, mensagens recebidas, etc.) imediatamente”.

“Já os convidados podem consultar a lista, escolher um presente, deixar uma mensagem e comprar pela internet; é um conforto muito grande para quem não quer ou não pode se deslocar e um ganho de tempo para todos”, completa a especialista.

O Lista Perfeita, criado por Sandra Zlotagora Pessini, é um dos sites que oferece esse tipo de serviço para facilitar a vida dos noivos. Lá, é possível criar a sua lista ou escolher uma das opções pré-definidas de acordo com o estilo dos noivos, o que evita a repetição de presentes, trocas e devoluções. Se o casal optar por não receber algum item, ele fica com o crédito para escolher outros produtos em lojas parceiras. A qualquer momento, o serviço permite que o usuário insira ou remova produtos da lista e mantenha as opções sempre de acordo com as suas necessidades.

Dinheiro, viagens e uma infinidade de opções

Conforme foi comentado anteriormente, existem diferentes opções para os casais que já possuem a casa montada e, por isso, podem abrir mão dos presentes de casamento mais tradicionais.


 Uma das alternativas que Sandra Zlotagora Pessini indica para esses casais é o recebimento de dinheiro diretamente na conta bancária. Assim, os pombinhos podem aproveitar para fazer uma reforma, investir em uma viagem romântica ou apenas guardar o dinheiro para realizar algum sonho.

Outra excelente opção é trocar os presentes pela lua de mel. Assim, em vez dos convidados comprarem produtos, eles vão adquirir cotas para diversos passeios e atividades que o casal poderá realizar durante a viagem.

“A melhor forma de colocar a lua de mel na lista de casamento é apresentar cada prestação da viagem como um presente em si, deixando a possibilidade para os convidados de participar da lua de mel através de um presente pessoal e único (e não de uma cota em dinheiro). Assim, os convidados oferecem um passeio de escuna em Trancoso ou uma aula de mergulho com um valor de R$ 150 e não 3 cotas de R$ 50. Muda tudo! Depois da viagem, os convidados vão perguntar para os noivos como era o passeio de escuna e os noivos vão se lembrar para sempre deste momento especial da lua de mel deles”, finaliza a especialista.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...