quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Faça do hall de entrada um belo cartão de visita da casa


Se a primeira impressão é a que fica, o hall de entrada é uma parte fundamental da casa. “Sua função é receber a visita e o próprio morador de forma acolhedora, dando continuidade ao apartamento”, explica a arquiteta Vivian Coser, de Vitória. Ela diz que, por causar a primeira impressão no visitante, o local tem de ser aconchegante, acolhedor e muito limpo.

Segundo o arquiteto Marcelo Rosset, de São Paulo, para planejar um hall é preciso ter uma visão geral da casa. “Tem de ter o conceito de todo o projeto”, completa Vivian. Nesse sentido, o primeiro passo é saber diferenciar o hall do elevador da entrada do apartamento propriamente dita. Segundo Rosset um bom projeto pode transformar esse espaço de passagem em um ambiente funcional, com pufes, aparadores e banquetas.
Como esse hall tem muitas portas, Marcelo Rosset quis sumir com elas com um painel de madeira igual à madeira utilizada nelas Foto: Marco Antônio 

A decoração do hall do elevador pode ser mais complicada. Para quem vive em prédios com um apartamento por andar não há problema. Mas quem compartilha o hall com os vizinhos precisa negociar. Vivian lembra que é possível encontrar papéis de parede neutros que atendem todos os gostos e bolsos.



Seja como for, é sempre importante ter algum elemento decorativo no hall, afirma a arquiteta Andrea Teixeira, de São Paulo. Ela sugere um piso nobre, de mármore, por exemplo. “Uma obra de arte especial faz a diferença”, acrescenta Vivian. Já Marcelo Rosset acredita que o hall deve ser criado com um elemento impactante, como um espelho, um móvel ou um detalhe de iluminação para que se torne interessante.
Luz indireta deixa o ambiente mais bonito Foto: Evelyn Muller 

Outro elemento crucial são espelhos para ampliar o local. “Muitos os usam também para se defender do mal olhado”, comenta Andrea. “Espelho faz a diferença, dá uma ampliada e rebate a energia (negativa)”, diz Vivian. A iluminação também é fundamental. Os arquitetos sugerem luz indireta. “Adoro usar arandelas”, diz Vivian.

E não é preciso gastar muito dinheiro para ter um hall bonito. Andrea sugere que haja um contraste de cor no local. No mercado, há papéis de parede de diferentes valores. Outra opção interessante são as tintas texturizadas. “Basta escolher um revestimento de parede bem legal, um espelho e um quadro”, completa Andrea. Vivian sugere velas quadradas como um elemento decorativo barato.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...