terça-feira, 2 de julho de 2013

Férias de julho: o que fazer com as crianças?

ferias-de-julho-o-que-fazer-com-as-criancas

Neste período de férias escolares, muitos pais precisam encontrar alternativas para entreter os pequenos. 

As aguardadas férias de julho chegaram. É uma oportunidade para os alunos descansarem e se prepararem para o segundo semestre. Porém, para muitos pais, estas semanas representam um desafio, pois eles precisam encontrar formas de entreter as crianças durante este período de descanso.

A assessora pedagógica do Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), Fátima Chueire Hollanda, explica que, atualmente, o ritmo de vida da população e, consequentemente, das crianças está muito acelerado e as férias servem para relaxar e preparar o corpo pro segundo semestre. “A criança precisa destes dias para desacelerar e fazer as coisas com mais tranquilidade. É uma ótima oportunidade para os pais conversarem mais com os filhos, fazerem as refeições todos juntos e aproveitarem os momentos para passeios e brincadeiras, sem sobrecarregar a criança”.

A diretora da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira, afirma que “todos os pais deveriam tirar um tempo com os filhos, visitar um espaço alternativo e sair da rotina”. Nos casos em que isso não é possível, a diretora aponta que o sábado e o domingo podem se transformar em dois dias de férias que, se aproveitados com qualidade, deixarão as crianças satisfeitas. “Quando conversamos com os pais, destacamos sempre a importância de realizar atividades simples, como andar de patins ou bicicleta, soltar pipa, passear nos parques, fazer trabalhos com material reciclado, contar histórias, preparar um bolo ao lado das crianças, etc.”, explica Esther.

APARTAMENTOS NA PONTA DA PRAIA EM SANTOS PARA COMPRAR. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS


Para os pais que trabalham e não têm condições de ficar com o filho durante o dia, Fátima alerta que não é indicado deixar a criança sozinha em casa. “Por questão de segurança, recomendo encontrar alternativas, pois os pais não sabem o que ela estará fazendo em casa sem ninguém. Uma dica é combinar com outros pais e reunir as crianças em um mesmo local, pois esta convivência com colegas da mesma idade é muito importante e enriquecedora”.

Outra dica da assessora pedagógica é mandá-la para a casa dos avós ou outros parentes. “Dividir momentos com a família é fundamental na formação da criança e rende recordações para a vida inteira. Além disso, em alguns casos, existe a possibilidade de visitar outra cidade, conhecendo novos lugares e vivendo experiências diferentes”, aponta Fátima.

Uma opção aos pais são as colônias de férias. A Escola Atuação oferece este serviço para todos os alunos há 25 anos e atende crianças entre 18 meses e 12 anos. Durante a colônia, o colégio desenvolve diversas atividades, como jogos, pescarias, teatro, dia do circo, visitas externas, etc.

“O legal da colônia é justamente as coisas diferentes, por isso fazemos maratonas, gincanas, passeios ao teatro, ao Passeio Público, à Biblioteca Pública e a museus. Dentro da estrutura do colégio, temos piscina e uma Estação Ecológica, o que permite diversas brincadeiras e o contato com a natureza”, conta Esther.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...