segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Paixão do Povo Brasileiro por Imóveis Mantém a Valorização Imobiliária Constante e Rentável para os Investidores



14_03_2012__10_45_46___foto_2 
Cada brasileiro tem o sonho comum de ter a sua casa própria, “morar no que é seu”, evidenciando uma forte demanda cultural por imóvel no Brasil. Somado a esse sentimento, observamos a flagrante realidade de um déficit habitacional que se encontra em torno de 6 milhões de moradias, e um cenário macroeconômico estável que confirma a constante valorização imobiliária brasileira.Fatores como a queda nas taxas de juros e o aumento no prazo para pagamento reduzem os valores das parcelas, impulsionando o consumo e, por consequência, a valorização imobiliária contribuem para vencer obstáculos como a necessidade de comprovação de renda familiar, que nem sempre está em sintonia com o anseio em adquirir o tão sonhado imóvel.

A forte alta observada nos valores imobiliários nos últimos anos pode ser vista como uma atualização nos preços após anos de estagnação. Seguida por uma acomodação que observamos no mercado após o intenso período de ajuste, o que percebemos é o início de uma fase de adaptação também nos valores dos aluguéis, tornando as taxas de retorno mais atrativos, de acordo com a pesquisa FipeZap.
Muito se especula sobre o patamar em que se encontra o valor do metro quadrado brasileiro, mas em comparaçãocom os países que integram o BRIC (Brasil,Rússia, Índia e China), fica comprovado que os valores praticados por lá chegam a custar 250% a mais que as taxas encontradas no Brasil, mostrando que ainda existe muito espaço para valorização.
APARTAMENTOS EM SANTOS. ACESSE O SITE DE BELA IMÓVEIS
Outro ponto muito debatido atualmente na impressa concentra-se na polêmica quanto a “investir ou não” no mercado imobiliário nesse momento. Os que acreditam e investem apontam avalorização imobiliária como principal atrativo. Para estes investidores,a tão propalada “reduzida taxa de retorno de aluguel” deve ser encarada como um complemento à valorização imobiliária, e não pode ser analisada isoladamente no caso do mercado brasileiro, que tem no imóvel seu “porto seguro”.O retorno com aluguel, somado à valorização dos imóveis, tornam o mercado imobiliário muito forte e rentável.
Outra questão fundamental é que o brasileiro, além de utilizar o imóvel como moradia, também se apoia nesse mercado como uma sólida fonte de renda para servir de aposentadoria e formação de patrimônio pessoal e corporativo. Culturalmente, temos a dificuldade de controlar a impulsividade e o consumismo, o que acaba por desviar os recursos das aplicações correntes para a compra de itens que desvalorizam rapidamente, como veículos novos, objetos para a casa e eletroeletrônicos. Esse fenômeno ocorre devido a grande liquidez encontrada em aplicações como poupança, CDI e ações, sendo o que não ocorre no mercado imobiliário e que acaba ajudando a proteger o patrimônio do investidor com esse perfil.
Imóvel no Brasil, não é visto como um investimento “da moda”. Inúmeras famílias que se mantiveram economicamente sólidas frente às diversas crises mundiais e “pacotes econômicos mirabolantes” atribuem essa estabilidade à perene condição de relevância que os imóveis mantêm junto às relações humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...