LINHA TURÍSTICA DE BONDES
Os Bondes fazem parte da história da cidade. Os veículos que estão em operação no Centro Histórico de Santos estavam em estado de sucata e foram recuperados, um a um, pelas equipes de profissionais da CET, que também faz a manutenção diária desses veículos. O ponto de partida é na Praça Mauá (Estação ‘Buck Jones' - Centro). A Linha Turística de Bondes passa por 40 pontos de interesse histórico da região central da cidade.
APARTAMENTOS EM SANTOS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS
Os passeios são feitos de terça a domingo, das 11h às 17h. A passagem custa R$ 5,00, com gratuidade para: menores de 5 anos; guias de turismo, desde que estejam a trabalho acompanhando grupos; viagens agendadas por grupos de entidades filantrópicas e de escolas públicas do ensino fundamental de Santos; grupos de centros de convivência da Seas (Secretaria de Assistência Social de Santos) e grupos de treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Setur (Secretaria de Turismo de Santos). Maiores de 60 anos, estudantes (com documento de identificação escolar) e grupos de entidades assistenciais (devidamente certificadas) têm 50% de desconto na tarifa.
Museu Vivo - A ampliação da linha turística do bonde, concretizada em 11 de dezembro de 2009, consolida o Museu Vivo do Bonde de Santos, com a circulação na cidade de elétricos de diversos países. Além dos dois exemplares que entraram em circulação nos anos 2000 e 2001, Santos ganhou três unidades portuguesas da cidade do Porto, duas delas já em funcionamento.
Em 23 de setembro de 2008 entrou em circulação no Centro Histórico o segundo bonde de origem portuguesa, totalmente restaurado nas oficinas da CET, incluindo a construção e reposição de toda a estrutura de madeira, parte elétrica e mecânica etc. Ainda estão nas garagens da CET para trabalho de restauro o terceiro e último bonde do Porto, e mais um bonde recebido em doação pelo SESC de Bertioga em abril de 2007. Trata-se do Bonde Centex (“Gilda”), de fabricação norte-americana. Também estão na garagem da CET 02 exemplares de fabricação italiana, doados pela cidade de Turim, na Itália.
Outras cidades do mundo já foram contatadas sobre a possibilidade de cessão de unidades para o acervo santista, entre as quais São Francisco, nos Estados Unidos, e Nagasaki, no Japão. A empresa Votorantim, localizada a 183km de Santos, doou 01 exemplar de 1920, fabricação americana e que deve chegar a Santos em breve.
Funciona de terça a domingo, das 11h às 17h. Partida da Praça Mauá, no Centro Histórico . Bilhete: R$ 5,00. Agendamento para grupos pelo tel. (13) 3201-8000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário