sábado, 19 de janeiro de 2013

Cozinhas estreitas são destaque em projetos atuais de arquitetura


No Projeto de Ana Maria Café a Débora Cherman, cozinha ganhou armários funcionais e porta divisória, para separar o ambiente da área de serviço (Foto: Divulgação)
As cozinhas são o coração da casa. E em alguns apartamentos elas podem vir estreitinhas, parecidas com corredores, principalmente quando as medidas do imóvel são reduzidas. Aliás, de acordo com arquitetos, este modelo de ambiente é bastante comum nos projetos atuais.
“Hoje, você pode encontrar em apartamentos de três quartos, com até 130 metros quadrados, cozinhas estreitas, como opção de economia de espaço”, explica a arquiteta Ana Maria Café.
Num apartamento de sala e dois quartos, com 78 metros quadrados de área, Ana Maria e sua parceira profissional Débora Cherman fizeram algumas adaptações na cozinha de 2 metros de largura por 3 metros de comprimento. Por exemplo: abriram uma grande janela para a sala e incluíram um balcão. A porta, no fundo do ambiente, serve para separá-la da área de serviço. Mas, para que os gatos da cliente possam transitar por todo o espaço, foi incluída uma portinhola na base.
APARTAMENTOS EM SANTOS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS
Em cozinhas de poucos metros quadrados é fundamental projetar bem os armários e pensar na marcenaria, de maneira que fique funcional, sem atravancar o ambiente. O branco, usado para ampliar, é quebrado com detalhes em cores quentes, como as pastilhas de vidro vermelhas que cobrem uma das paredes.
Móveis e piso branco dão sensação de amplitude à cozinha estreita (Foto: Divulgação)
Mas nem todas as cozinhas estreitas estão em apartamentos compactos. No projeto dos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos para um apartamento de nada menos que 300 metros quadrados, a cozinha, de 18 metros quadrados, permaneceu estreitinha, com 3 metros de largura e 6 de comprimento.
Antes da reforma, o mobiliário escuro dava a sensação de que a cozinha era ainda mais estreita.
“O projeto já era assim. Optamos por um mobiliário claro e, ao fundo, criamos um painel de azulejos hidráulicos azuis para dar uma bossa e não deixar o ambiente frio”, explica Ricardo.
Dicas para aumentar a sensação de leveza no ambiente – No espaço restrito das cozinhas-corredor, a luz é fundamental. Para isso, os arquitetos indicam o uso de janelas e materiais claros no piso, móveis e paredes.
Armários também não devem preencher a parede por completo, o que aumenta a sensação de leveza. Outro diferencial para as cozinhas estreitas são as pastilhas que podem ganhar maior destaque no ambiente. Mas, sendo a cozinha larga ou fina, cabe tudo nela: basta saber planejá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...