terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Aprenda a fazer uma estante com cavaletes


Cavaletes, chapas de MDF, tinta e originalidade: esses são os ingredientes para se criar uma estante descolada



Estantes improvisadas não são exclusivas de quem vive em endereço temporário. “Se o modelo for criativo, pode dar um efeito surpreendente à decoração”, diz o arquiteto Décio Navarro, de São Paulo.

A matéria-prima, ele emenda, pode e deve ser barata. “Adoro garimpar possibilidades nos home centers.” Em uma dessas incursões, cavaletes de madeira inspiraram uma nova ideia. 

Ele pensou que, empilhados, lembrariam um castelo de cartas – e foi essa a imagem que orientou a pintura, já que vermelho e preto são as cores dos naipes. “O segredo está na harmonia com o tom da parede do fundo”, ensina.

Tingidas do mesmo cinza usado na alvenaria, as prateleiras de MDF, com 18 mm de espessura, sustentam livros e revistas, desde que bem distribuídos: os itens pesados devem se concentrar nas regiões próximas aos cavaletes. 

“Quem quiser uma estrutura mais robusta pode usar MDF com 25 mm de espessura.                                           Mas, ainda assim, a estante não aguentará muitas publicações.”

APARTAMENTOS EM SANTOS PARA ALUGAR OU COMPRAR.ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS
 
Foto1i.jpg
 
Lixe os cavaletes e as pranchas com lixa para madeira nº 120. Passe uma demão de látex branco, espere secar bem (cerca de 4 horas) e use lixa para madeira nº 200.

Foto2i.jpg

Pinte os cavaletes com as tintas vermelha (três peças pequenas e duas grandes) e preta (quatro pequenas e uma grande). Então, aplique o cinza nas prateleiras. Serão sempre necessárias três demãos, com intervalo de secagem de 4 horas em média.

Foto3i.jpg

Faça a base da estante com três armações pequenas, igualando a distância entre elas.


Foto4i.jpg

Coloque uma das prateleiras largas (26 cm de profundidade). Sobre ela, distribua mais quatro cavaletes, seguindo a composição de cores e tamanhos da foto. Alinhe os pés das peças com o topo das armações inferiores.

Foto5i.jpg

Encaixe uma das tábuas estreitas (17 cm de profundidade) entre as pernas dos cavaletes – use a trave central dos pequenos como suporte. Repita a operação, apoiando outra chapa estreita na trave central das peças grandes. Tenha o cuidado de manter as prateleiras alinhadas nas pontas.

 
Foto6i.jpg

Acrescente uma tábua larga acima dos cavaletes. Sobre ela, disponha as três armações restantes, na sequência mostrada na foto.

 
Foto7i.jpg

Repita o passo 5 e, depois, é hora de decorar!
Fonte: Casa.com -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...