sexta-feira, 5 de abril de 2013

PORQUE MORAR EM SANTOS. ESPECIAL BAIRROS - BOQUEIRÃO


Boqueirão
Ah, Boqueirão, bairro famoso como ele só! Imaginem: sua fama vem desde o século XIX, quando sequer levava esse nome. Tudo começou porque na altura da hoje Rua Osvaldo Cruz havia a única "saída grande" para a Barra: era o boqueirão ou abertura. E Boqueirão ficou.

Por causa dessa saída, para lá acorreram santistas e turistas, quando se descobriu que a praia é um ótimo lugar para a prática de lazer. Uma coisa acaba puxando outra, logo o bairro ganhou uma linha de transporte coletivo e uma casa de jogos e recreação - o Miramar -, bonita e bem instalada, capaz de fazer inveja a outras existentes no País e fora dele. 
Quando se configurou um novo conceito de bem morar e as famílias ricas começaram a transferir residência para a orla da praia, o Boqueirão atraiu muitas delas justamente por causa do Miramar. Daí para a frente, o bairro cresceu como ele só e, ironia do destino ou não, suas áreas valorizaram tanto a ponto de ser mais interessante destruir o tradicional Palácio Dourado (como era chamado o Miramar) e edificar prédios de apartamentos. 

Pois é, o Boqueirão mudou muito, perdeu áreas verdes e ganhou escolas, hospitais, escritórios e uma infinidade de casas comerciais. O movimento de carros e pessoas segue crescendo em suas ruas e avenidas, e os moradores formam um contingente de quase 40 mil pessoas.

Os moradores de outros bairros são obrigados a dar o braço a torcer: o Boqueirão é um dos melhores de Santos. Há a praia , comércio diversificado, hospitais, escolas e tudo mais que um lugar precisa para ser considerado auto-suficiente. E, se nos voltarmos para o passado, saberemos que o Boqueirão foi pioneiro no uso da praia para banhos e lazer.

Feira livre no bairro do Boqueirão acontece nas terças-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...