quinta-feira, 4 de abril de 2013

Solo do jardim precisa de atenção o ano todo para chegar forte no inverno

Fortificar a terra é fundamental para que as folhas e flores cheguem preparadas à estação mais fria do ano


Para ter um jardim florido e saudável, é preciso cuidar dele durante o ano inteiro. O inverno é a época mais crítica para a planta, pois ela sofre muito com a baixa umidade. Portanto, durante o verão, primavera e outono é fundamental prepará-las para que elas passem pela estação mais fria do ano da melhor maneira possível.
Antes do inverno é preciso preparar o solo com a adição de nutrientes para deixar a planta forte para enfrentar o frio (Foto: Thinkstock)
“No inverno as plantas entram em dormência. Durante as outros estações, elas acumulam nutrientes e os armazenam para poderem garantir sua passagem pelo frio”, explica o paisagista Luiz Amarante. O especialista afirma que quanto melhores as condições de saúde das folhas e flores, mais nutridas e preparadas ela estarão para enfrentar a dificuldade deste período do ano.
Com a baixa umidade que acontece nos dias frios, o solo fica muito ressecado. Por isso, é preciso deixá-lo forte para esperar o inverno chegar. “Antes do início deste período, deve-se fazer a preparação da terra com adição de macro e micro nutrientes”, diz o paisagista. Amarante indica o uso do adubo NPK 10-10-10, que, segundo ele, é o mais utilizado no Brasil por balancear nitrogênio, fósforo e potássio.
Azaléias são as flores mais resistentes ao frio
Preparando o solo – Para deixar o solo forte, o especialista ensina: “Com uma enxada, deve-se soltar a terra que está compactada e então misturar um pouco de terra nova ou adubo”. Amarante lembra que o fertilizante nunca deve ser jogado no pé da planta, mas sempre a uma distância de 25 centímetros ou um palmo do caule. “Caso contrário, o adubo pode queimar e danificar o jardim”, afirma.
Poda – Assim que as flores aparecerem no outono, o ideal é efetuar a poda logo em seguida. “Ela nunca deve ser feita próxima ao inverno, pois fica muito fragilizada”, orienta o paisagista.

  • APARTAMENTOS DE 1,2,3 E 4 DORMS EM SANTOS PARA COMPRAR. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS
Rega – As plantas não devem ser regadas diretamente, com exceção durante o inverno. “Nas outras estações, este procedimento deve acontecer no solo e não na folha, caule ou flor. Desta maneira, o adubo se desenvolve e penetra na raiz e a planta consome somente o que ela precisa, sem a concentração excessiva de nutrientes”, ensina o profissional.
Ao contrário das outras estações, no inverno a rega deve acontecer levemente com a água direcionada às plantas. “Elas sentem frio durante a virada da noite com o sereno. Portanto, uma boa ideia é molhá-la pela manhã para quebrar o gelo”, recomenta Amarante.
Azaléias – Aqueles que procuram enfeitar o jardim com uma flor que vai permanecer linda durante o inverno, o ideal é apostar na azaléia. “Elas são as plantas mais resistentes e conseguem se destacar pois sua florada acontece durante a estação mais fria do ano”, diz o paisagista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...