terça-feira, 28 de maio de 2013

Financiar um imóvel exige saúde financeira e planejamento

Especialista dá dicas para quem pretende comprar um imóvel. Confira!
Casa


Não dá para prever o futuro, mas ter uma visão da vida financeira é importante para quem vai contratar um crédito imobiliário no longo prazo.
É preciso ter em mente o valor que será empregado no financiamento, tanto a entrada como as parcelas, diz o coordenador do Núcleo de Mercado Imobiliário (Real State) da Poli-USP, professor João da Rocha Lima Júnior. “É preciso ter segurança em relação ao emprego, à renda, pois esse valor vai ficar imobilizado por cerca de 30 anos”, afirma.
O comprador deve também reunir o máximo de informações sobre o imóvel, juros bancários e opções de financiamento. O professor Robson Leandro da Silva, 38, pesquisa na internet dicas sobre o mercado e ofertas. Ele busca imóveis de acordo o perfil de sua família e afirma que a web é uma boa ferramenta.
Mas a experiência mostrou a ele que nada substitui a visita ao local, pois uma “pechincha” pode esconder um mau negócio.
“Fui ver um apartamento no Parque D. Pedro (zona leste da capital) que custava R$ 90 mil. Não olhei o tamanho do imóvel, nem em qual rua ficava. Fui até lá para fechar o negócio. Quando cheguei ao local, desisti porque parecia uma zona fantasma”, conta.
APARTAMENTOS EM SANTOS PARA COMPRAR OU ALUGAR. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS. UMA DAS MELHORES IMOBILIÁRIAS EM SANTOS

Cuidados na hora de escolher o imóvel
Além da localização, fundamental para a qualidade de vida –pense no tempo que vai levar no trajeto entre casa e trabalho, por exemplo–, é preciso observar a vizinhança. Para tanto, vale visitar o imóvel durante o dia e à noite, e também nos fins de semana, para conhecer o ambiente em diferentes momentos.
Se o imóvel for novo, tente imaginar a iluminação e a vista, por exemplo. Se for usado, faça testes para saber se não há problemas hidráulicos, verifique paredes e instalações elétricas.
Checar toda a documentação do imóvel e do vendedor nos órgãos governamentais e cartórios também é uma obrigação. Se o imóvel for comprado na planta, verifique o CNPJ da empresa que faz a venda. No caso do financiamento, os bancos fazem a pesquisa antes de liberar a carta de aprovar o financiamento do imóvel.
Cuidados na compra
1. Faça um planejamento financeiro de longo prazo
2.Cheque a localização do imóvel e a vizinhança, visitando o local de dia e de noite, e em dias da semana diferentes
3.Verifique iluminação e vista em apartamentos novos
4. Em usados, confira as instalações hidráulicas e possíveis vazamentos
5.Confira a documentação do imóvel e do dono, ou construtora

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...