sexta-feira, 10 de maio de 2013

POR QUE MORAR EM SANTOS? ESPECIAL BAIRROS - JOSÉ MENINO


José Menino


Um bairro da orla da praia santista repleto de prédios, bares, comércio variado, ruas urbanizadas e trânsito intenso. No entanto, o José Menino possui um aspecto diferente em relação aos demais: a forte ligação com o mar.
Sem dúvidas, é o reduto dos surfistas. A todo momento, passam pelas ruas homens e adolescentes com a prancha embaixo do braço para pegar ondas. A moda praia impera no local.
O José Menino também possui a preferência dos turistas de um dia. O movimento não para nunca nas pensões e pousadas espalhadas pelas ruas do bairro. Enfim, aquela região cheira maresia.
Tradicional, o bairro tem cerca de 20 mil habitantes. Boa parte deles concentrada nos edifícios Holiday (324 apartamentos) e Universo Palace (482 unidades), onde ficava uma das mais famosas boates da Cidade, a Pink Panther.
Muita coisa mudou com o tempo. O José Menino não escapou da especulação imobiliária, para a tristeza de muitos marmanjos de hoje.
O tradicional Caiçara Clube veio abaixo e está dando lugar a um arranha-céu. O local foi o grande ponto de encontro da juventude santista e recebeu, na década de 1980, shows, das principais bandas de rock nacional. Por outro lado, o Santos Athletic Club, mais conhecido como Clube dos Ingleses, segue firme e forte.

A Paróquia de Todos os Santos,a única igreja anglicana da Cidade, também é fruto da influência britânica na área. Outro símbolo religioso do José Menino é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no sopé do Morro do José Menino.

APARTAMENTOS A VENDA EM SANTOS. ACESSE O SITE DA BELA IMÓVEIS.


Atração - Um dos motivos de orgulho dos moradores é o Parque Municipal Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino. A construção do empreendimento para atividades esportivas e de lazer deu fim à utilização inadequada da plataforma.
Outro atrativo do bairro é o Orquidário, que completará 65 anos de existência em 11 de novembro. O local recebe turistas durante todo o ano. Contudo, está fechado para visitantes desde junho do ano passado.
O motivo disso é uma grande reforma - a maior de sua história. O ponto turístico será remodelado, ampliado, modernizado e terá novas atrações, como recintos especiais para animais e plantas, mirante e jardim sensorial.

Situada quase na divisa com São Vicente, a Ilha Urubuqueçaba também desperta a curiosidade dos banhistas, que podem chegar lá a pé, quando a maré está baixa. Porém, a travessia não é recomendada pelos guarda-vidas.

Com cerca de 20 mil habitantes, o José Menino proporciona ótima qualidade de vida aos moradores. É o único bairro de Santos com prédios erguidos na faixa de areia da praia
Foto: Carlos Nogueira, publicada com a matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...