quinta-feira, 7 de março de 2013

ÓTIMAS RAZÕES PARA SE VIVER EM SANTOS



A menos de 80 km da capital paulista, Santos está revivendo a importância que teve nos tempos do Império. O aquecimento econômico já se percebe com os investimentos anunciados para ampliar seu porto, o maior da América Latina, e, principalmente, a chegada da nova sede da Petrobras. 

Eleita como dona do terceiro melhor Índice de Desenvolvimento por um programa das Nações Unidas, o balneário paulista é um ótimo lugar para se viver.  Confira o porquê.

1) Localização
A menos de 80 km da capital, Santos está ligada a São Paulo pelo complexo Anchieta-Imigrantes (BR-050), ampliado recentemente. É um privilégio estar perto do que há de melhor em uma das maiores metrópoles do mundo.
2) A orla
Com sete quilômetros, a orla de Santos é um convite para um bom passeio, caminhando, de bicicleta ou na companhia do cachorro. Tomar água de coco, degustar saborosos quitutes praianos e jantar com vista para o mar são parte da rotina dos santistas. 

3) Maior jardim do mundo 
Orgulho local desde a década de 1930, o maior jardim de praia do mundo tem 5.335 m de extensão e 50 m de largura, o que lhe valeu a Santos uma menção no livro mundial dos recordes.  Bonito e bem-cuidado, o espaço é florido o ano todo graças às mais de 100 espécies perenes.
4) Centro histórico
Uma das primeiras cidades brasileiras, Santos tem prédios, fachadas e até meios de transporte preservados. Uma volta pelo centro revela azulejos do século 17, restaurantes e bares simpáticos, casas de show em galpões tombados e café de primeira qualidade, que atendem executivos durante o dia e um público mais jovem nos fins de semana. 


5) Monte Serrat
O programa da prefeitura “Alegra Centro”, que revitalizou quase 300 prédios históricos se estende até esse monte, associado à fundação de Santos. O bondinho é uma das atrações. 

6) Meca santista
Marca registrada da cidade, o prato foi criado com a combinação de três ingredientes típicos da região: o peixe meca, a banana e o palmito pupunha. A posta de meca vem acompanhada de farofa de banana e risoto de pupunha e está no cardápio da maioria dos estabelecimentos da baixada santista.
7) O porto
Movimentando, a cada ano, aproximadamente 60 milhões de toneladas, o porto de Santos é o maior da América Latina. A área do Valongo atrai cada vez mais pessoas de várias partes do mundo: executivos de multinacionais de logística e, ultimamente, turistas que desembarcam de navios de cruzeiro, o nicho mais recente do trânsito no porto.
8) Esportes náuticos
A cidade sedia diversos campeonatos internacionais e recebe praticantes de todo o estado. Na vizinha São Vicente, ainda dá para pegar onda nas praias do Itararé, Porta do Sol e Itaquitanduva. Outros esportes aquáticos têm vez: vela e mergulho, principal atração da laje de santos, ilha rochosa com formato de baleia, a 40 km da orla. 

9) Vila Belmiro
Construído em 1916, o estádio urbano caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, foi um dos principais palcos onde brilhou Pelé, considerado o maior atleta do século 20.
10) Ciclovia
Meio de transporte predominante na cidade, a bicicleta é usada pelos santistas em diversas situações, seja como trabalho ou lazer, antes ou depois do expediente. O motivo principal são os sete quilômetros de orla, da ponta da praia ao José menino, com pista exclusiva para ciclistas. Agora com a novidade do BikeSantos que é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura de Santos.


11) Educação                                                                                                                         Além de 2 Universidades Estaduais ( USP  e UNIFESP) a cidade conta com 5 universidades particulares. Para os menores há uma grande variedade de escolas particulares que mantêm um ensino de qualidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...