quarta-feira, 6 de março de 2013

Saiba como mudar o visual do quarto em 10 dicas

Mudar a posição da cama ou pintar uma das paredes já proporciona uma grande transformação no espaço



A maior parte do tempo que uma pessoa geralmente passa no quarto é enquanto dorme, mas isso não significa que este espaço tenha que passar despercebido na decoração da casa. Pelo contrário, este ambiente precisa ser aconchegante para oferecer refúgio ao dono do recinto. Detalhes no visual podem colaborar em termos de conforto e sensação de bem estar.
Se você cansou do visual do seu quarto, confira aqui 10 dicas de como dar uma repaginada no ambiente você mesmo. Observe como é possível gastar pouco dinheiro e usar a criatividade para deixar seu dormitório com uma cara nova.

1) Elimine o que não usa mais – Ao preparar o projeto do quarto novo, separe tudo o que não usa mais. Doar roupas que não servem mais e se livrar de objetos sem utilidade podem abrir o campo para entrar novos itens de decoração. Com o ambiente mais vazio, é possível enxergar melhor o espaço disponível.
2) Estilo – Antes de começar a mudança do quarto, é fundamental escolher qual estilo o dormitório terá, para então começar a mexer na decoração. “Se decidir por um visual mais clássico, pense em materiais que usam mais madeiras e linhas curvas nos móveis, como cômodas com os pés arredondados, por exemplo. Caso opte por um estilo mais contemporâneo, aplique nas paredes tons neutros como o branco, bege ou cinza e ouse um pouco mais em detalhes das almofadas e poltronas”, indica a designer de interiores Marina Sá. Para a profissional, o dormitório deve trazer a personalidade do dono.
3) Parede – “Uma ação que muda muito o visual do quarto é pintar uma das paredes ou aplicar textura, papel de parede ou adesivo em uma delas para dar destaque”, orienta a designer. Segundo a profissional, tal atitude já pode mudar o conceito do quarto para mais clássico ou moderno, por exemplo.
Se a intenção for pintar a parede, Marina indica forrar o chão próximo ao espaço com jornal e colocar fita adesiva no rodapé e nos cantos das portas para proteger a área e não manchar. “Dependendo do estado que a parede estiver, é preciso lixá-la. Aí então é necessário passar um aplicador e então usar a tinta à base de água, pois ela não tem cheiro forte e seca muito rápido”, explica.
Caso a pessoa opte por papel de parede, a designer indica a contratação de um profissional especializado para fazer o serviço, a fim de evitar o aparecimento de bolhas. De acordo com ela, os especialistas cobram por rolo aplicado. “Adesivos também são interessantes e a própria pessoa consegue colocá-los sozinha”, diz.
4) Móveis – Para dar um novo visual no quarto e, ao mesmo tempo, economizar, uma boa ideia é renovar a mobília já existente. “Se tiver um móvel mais antigo madeirado, pode aplicar uma pintura em laca ou revesti-lo com tecido. Aplicar papel de parede nele também resulta em um bom resultado, caso ele tenha a superfície lisa”, sugere Marina.


5) Cama - Mudar a posição dos móveis também é válido e faz diferença, principalmente quando se altera o lugar em que a cama está disposta . “Ela é o ponto principal do quarto, portanto trocar sua posição já oferece uma boa transformação”, afima Marina.
Roupas de cama também podem modificar o visual. “Elas fazem diferença quando todos os outros elementos já foram pensados. Deve-se harmonizar seu estilo com o do resto do quarto”, diz. A especialista afirma que as estampas podem ser diferentes, como xadrez na parede e florido no edredom, desde que as cores conversem entre si.
6) Tapete – Colocar um tapete no chão também ajuda a mudar o ambiente. A designer orienta que este item brinque com o tom dos outros elementos da decoração. “Eles podem ser jogados ao pé da cama ou então como uma passadeira”, sugere Marina.
7) Para sentar – Se tiver um cantinho de leitura, a recomendação da profissional é colocar uma poltrona ou um pufe de canto. Procure um assento que seja confortável e combine com o estilo novo do quarto.
8) Iluminação - Para oferecer luz ao ambiente, uma luminária de piso ou coluna é o que a designer sugere. “Elas permitem que as hastes sejam reguladas e ofereça boa altura para direcionar a claridade para uma poltrona na hora da leitura”, diz Marina.

Nova cor na parede transforma o ambiente
Um forro de gesso permite colocar luminárias embutidas, de acordo com a profissional. Mas, se a intenção é economizar, Marina recomenda uma luminária central com iluminação mais amarelada, que é mais aconchegante. “Assim como os outros itens, o objeto que ilumina também tem que ter a ver com o conceito escolhido na decoração”, lembra. Fitas de LED também podem clarear armários, prateleiras e nichos.
9) Quadros – Mude as imagens e também a disposição dos quadros. “A moldura tem que harmonizar com o estilo e ser mantida em altura padrão, que é quando o centro do quadro fica a 1,50 metros”, diz Marina. O formato pode ser em diferentes tamanhos, mas sempre alinhados por cima.
10) Cortina – “Caso tenha uma persiana, troque-a por uma cortina de tecido”, recomenda a designer. Ela afirma que a mudança deixa o visual mais leve. “A ideia principal é deixar o quarto aconchegante, já que é um refúgio de descanso”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...