segunda-feira, 4 de março de 2013

Veja como transformar o quarto de criança em um de adolescente

Ao entrar na puberdade, jovens querem eliminar elementos infantis na decoração de seu espaço

Quando os filhos entram na fase da adolescência os gostos começam a mudar. O quarto com ursinhos, carrinhos e personagens da Disney já não agrada mais. Enquanto antes seus pais escolhiam a decoração desse ambiente, neste período o adolescente quer ter autonomia para decidir as cores e outros detalhes que envolvem seu espaço tão pessoal.
Cores vibrantes podem ser usadas em colchas e edredons, enquanto a parede ganha um tom mais relaxante (Fotos: Thinkstock)
“O adolescente quer logo eliminar a decoração infantil, já que não quer ser visto como criancinha ao receber amigos no quarto”, explica a designer de interiores Nathalia Ekstein. A tendência do momento, segundo a profissional, é a aplicação de papel de parede, que, apesar de durar em média 15 anos, pode ser trocado quando o gosto do jovem muda. “Muitos pais, no entanto, resistem em investir em personagens específicos na infância, como As Princesas e Toy Story, por exemplo, já que logo os pequenos entram na puberdade e querem transformar o ambiente”, diz.
Ao gosto dos adolescentes, tons pastéis dão lugar a cores vibrantes, mas é preciso ter cuidado. “A adolescência já é um período conturbado, portanto este tipo de cor, por ser muito intensa, pode atrapalhar o descanso e tranquilidade do jovem”, diz Nathalia. A designer sugere que a decoração do quarto traga essas tonalidades vibrantes, mas em itens que não marquem tanto, como almofadas e porta travesseiros.
Pufes e almofadas deixam o ambiente mais confortável para o adolescente relaxar
Mudança nos móveis – Umas das principais mudanças a serem feitas no quarto da criança para o do adolescente, de acordo com a designer, diz respeito aos móveis. “Até uma fase da infância, os pequenos precisam de uma cômoda. Já quando entram na puberdade, os jovens precisam de um guarda-roupa maior para acomodar suas vestimentas”, lembra Nathalia.
O lugar de dormir é outro item que deve receber atenção dos pais. “Ao retirar as grades laterais, muitos berços se transformam em caminhas. O adolescente, no entanto, precisa de uma cama maior. Ele cresce muito rápido, então pode optar por uma de solteiro, de viúvo ou até de casal, dependendo do espaço disponível”, afirma a designer.
Leia também:
As cortinas estilo voil do quarto infantil também devem ser eliminadas para dar espaço à persiana, que, segundo a designer, é muito mais prática. “Ela é mais fácil de lavar e, dependendo do tecido, é possível limpar usando apenas uma escovinha”, diz Nathalia.
Canto para estudar – Ao abandonar a infância, o adolescente começa a ter mais responsabilidades no que diz respeito à escola. Um lugar específico destinado a seus estudos pode ser uma maneira de incentivá-los a cumprir com suas obrigações estudantis. “Ao fazer um guarda-roupa planejado, os pais podem investir em uma bancada com iluminação direta, para não forçar a vista durante a leitura. Além disso, poltronas confortáveis deixam o ambiente gostoso para que o jovem queira sentar e estudar”, garante a especialista. A sugestão da designer é de que o móvel ofereça gavetas também, assim é possível manter o espaço organizado.
Cama de criança deve dar espaço à de adolescente, pois os jovens necessitam de mais espaço para se acomodarem
Para receber os amigos – Adolescentes gostam de ficar sozinhos para refletir sobre o que acontece ao seu redor, mas também gosta de estar cercado de amigos. Para criar um espaço descolado, Nathalia sugere que almofadas grandes façam parte da decoração do quarto. “Elas são perfeitas, já que são móveis e podem ir para outros cantos do ambiente, quando preciso. Os almofadões acomodam bem na hora de um jogo de vídeo game ou no momento de assistir um filme”, diz. Se o piso for frio, a indicação da especialista é de que se coloque um tapete felpudo de 70 milímetros, onde se possa sentar e deitar no chão de maneira confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...